Informação

Vítor Menino em entrevista à TSF sobre a exploração-escola

A FPAS falou sobre o Projeto Centro Tecnológico para a Suinicultura na rubrica “Negócios em Português” da TSF, que foi para o ar no passado dia 22 de fevereiro.
Em entrevista, Vítor Menino explicou o contexto da Exploração-Escola na Herdade do Bonito, em Santarém, e dos seus benefícios para o setor enquanto centro de investigação e exploração, integrado na Escola Superior Agrária de Santarém.

“Este centro tecnológico para nós é um sonho, que queremos que se torne realidade rapidamente. Não é mais do que uma exploração suinícola que vai estar ligada às universidades, e que uma das valências que vai ter é a investigação, o desenvolvimento e a formação ao serviço da atividade”, referiu Vítor Menino.

A necessidade de testes e de ter um maior conhecimento dos recursos genéticos disponíveis, bem como a melhor forma de alcançar padrões produtivos mais eficientes, foram algumas das motivações apontadas. “Saber quais são os melhores equipamentos para o desenvolvimento das unidades produtivas, promovendo simultaneamente práticas de bem-estar animal em contexto produtivo, testar e validar os melhores maneios e estabelecer códigos processuais de boas práticas, testar e validar o desempenho da alimentação dos nossos animais”, destacou o presidente da FPAS, não esquecendo também os ensaios de novos fármacos.

Com um investimento total a rondar os três milhões de euros, dos quais a FPAS entrou com capital próprio na ordem de 1,5 milhões de euros, o projeto Exploração-Escola vai ajudar o setor a tornar-se ainda mais competitivo, sobretudo nos mercados externos, além dos países onde Portugal tem já boas relações comerciais, como Angola, China, Japão, Cabo Verde e Coreia do Sul. “Nós temos de ter da melhor carne do mundo, as melhores certificações, aquelas que melhores garantias dão, para que possamos atingir todos os mercados onde haja oportunidades. Estamos a viver num mundo global, onde a competitividade é global e para chegar a estes mercados é fundamental a implementação destas práticas”, concluiu.

Ouça a entrevista completa clicando aqui.