O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco é uma iniciativa da Comissão Organizadora da Feira que tem por objetivo reconhecer o investimento das empresas expositoras nas áreas de investigação, desenvolvimento e inovação, destacando os produtos, processos ou desenvolvimentos técnicos e tecnológicos expostos no certame, que aportem ao setor da suinicultura portuguesa valor acrescentado nas áreas identificadas.
O Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco pretende ser um incentivo aos desenvolvimentos comerciais mais inovadores nas áreas temáticas identificadas, promovendo assim a inovação e desenvolvimento no setor da suinicultura portuguesa.
A inscrição no concurso é exclusiva para os expositores da Feira, podendo cada empresa apresentar vários desenvolvimentos comerciais.
A avaliação do Prémio Inovação da XXV Feira Nacional do Porco é realizada por um painel de jurados independente nomeado pela Comissão Organizadora, que atribui os Prémios de acordo com os seguintes critérios:
- Resposta a uma necessidade ou desafio setorial;
- Grau de inovação técnica ou tecnológica;
- Benefício sobre os resultados técnicos das explorações suinícolas;
- Benefício sobre os resultados económicos das empresas suinícolas;
- Melhoria da fiabilidade técnica dos processos zootécnicos das explorações;
- Melhoria do nível da sanidade dos animais;
- Melhoria do grau de sustentabilidade social e ambiental da exploração;
- Melhoria das condições de trabalho e segurança nas explorações;
- Aplicabilidade do desenvolvimento comercial tendo em conta a totalidade do setor.
Em cada categoria, Bem-Estar Animal, Ambiente e Nutrição, é atribuído um 1º, 2º e 3º classificados, bem como uma Menção honrosa.
Premiados:
Prémio Inovação na área do Ambiente
Vencedor: EQUI-AMB Sistema Integrado de Gestão de Chorumes e Emissões
Empresa: Equiporave Ibérica Lda
Descrição: Sistema EQUI-AMB que permite, ao monitorizar, registar e gerir os níveis de emissões na exploração suinícola (dentro ou ao nível das lagoas ou tanques de retenção) e atuar de forma a neutralizar as emissões NH3, CH4, H2S. Como Sistema Integrado, conta com vários produtos, como por exemplo:
- Produtos Passivos/Estáticos: HEXA-COVER: COBERTURAS DE LAGOA; EQUI-FLEXITANQUE,
Em conjunto com
- Produtos Ativos/Dinâmicos: FRESH-NIEBLA 110 com moléculas antiodor; canhões de nebulização antiodor.
Este sistema pode ter associado um sistema de alarmística ligado ao telemóvel, portátil, etc., permitindo emitir relatórios diários/semanais das ocorrências com recurso à Certificação Europeia EN 12830:2018.
Prémio Inovação na área do Bem-Estar Animal
Vencedor: IDAL
Empresa: MSD Animal Health Portugal
Descrição: Dispositivo de vacinação intradérmico (sem recurso a agulhas) para imunização de leitões, porcos de engorda e reprodutoras, possibilitando a resposta a exigências de mercado específicos que exigem produto livre de agulhas. Existem dois modelos disponíveis, com uma ou duas ponteiras, permitindo, respetivamente, a inoculação de uma ou duas vacinas em simultâneo. Possibilidade de sincronizar com aplicação móvel e análise de dados em plataforma digital – Tecnologia “The Idal Way”. Esta tecnologia permite rastrear os dispositivos sincronizados para controlo de serviços e revisões, e para análise das vacinas e doses administradas diariamente.
Principais características: menos stress no ato da vacinação; menos dor; menor risco de transmissão iatrogénica de agentes patogénicos entre suínos; resposta imunitária rápida e eficaz; possibilidade de associação de várias vacinas entre si; menos danos nos tecidos; ausência de agulhas partidas nas carcaças; efeitos pós vacinais reduzidos; redução do número de agulhas utilizadas em porcas e leitões no processo de vacinação.
Prémio Inovação na área da Nutrição
Vencedor: Natural Power
Empresa: De Heus Nutrição Animal S.A.
Descrição: O programa NATURAL POWER é um processo que se baseia em 3 pilares: Nutrição, Maneio e Saúde. Permite estabelecer um caminho claro para a produção de animais saudáveis e altamente produtivos, através da ativação do seu “poder natural”, sem recurso a antibióticos, prevenindo assim a resistência antimicrobiana.
Principais características: no pilar da Nutrição, a investigação e a experiência global da De Heus permitiram desenvolver um novo modelo de formulação que, combinado com estratégias adaptadas às explorações, permite a obtenção de animais mais saudáveis e produtivos. Como vantagens, garante a obtenção de animais robustos e saudáveis; aumenta o desempenho e eficiência da exploração; previne a doença através de higiene e biossegurança; reduz a necessidade de medicações.