O SECTOR
porco.pt
O despacho 1134/2017, de 27 de Janeiro, do Diretor-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural aprovou o caderno de especificações para a produção e comercialização de carne de suíno com o rótulo Porco PT.
De acordo com o disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 71/98 de 26 de março, bem como nos termos do n.º 1 do Despacho 10 747/98 (2.ª série) de 8 de junho, e, verificada a conformidade da candidatura apresentada, é autorizado à Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, o direito de utilizar o caderno de especificações e o rótulo para a produção e comercialização de carne de suíno “Porco PT”.
Designa-se por carne de suíno — Porco PT, a carne proveniente de carcaças de suínos, obtidas a partir de animais criados em explorações pecuárias portuguesas, alimentados à base de cereais, com normas de bem-estar animal certificadas.
As características do produto ficam a dever-se essencialmente à alimentação fornecida aos animais, com um mínimo de 50 % de cereais, e às condições de bem-estar animal, com uma área de engorda útil no mínimo superior às ditadas pelas normas europeias. O produto apresenta -se no mercado sob a forma de carcaça e meias carcaças, bem como sob a forma de qualquer peça de desmancha, embaladas ou a granel. (in Despacho 1134/2017 do Diretor-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural).
O Despacho 205/2017, de 5 de Janeiro, do Diretor-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural reconhece a CERTIS – Controlo e Certificação, Lda. como organismo de controlo para produtos de “Carne de Suíno – Porco PT”.
O programa iniciou-se na produção no dia 1 de Janeiro de 2017, estando o seu lançamento oficial agendado para o dia 23 de Junho de 2017, na cidade do Cartaxo, por ocasião do VIII Congresso Nacional de Suinicultura.
Saiba mais em porcopt.pt
Se pretende aderir ao Programa de Certificação Porco.PT, contacte-nos.