As autoridades da Alemanha notificaram dois focos de peste suína africana em suínos no dia 02/07/2022, através do Sistema de notificação de doenças animais da UE (ADIS), uma das explorações localiza-se em Emsland da Baixa Saxônia (Niedersachsen) perto da fronteira com a Holanda (cerca de 15 km) e outra em Uckermark (Brandenburg) perto de uma zona de restrição da PSA, junto à fronteira com a Polónia.
No mês de maio a Alemanha tinha reportado um foco de PSA em suínos perto da fronteira com a França a 500 km das zonas de restrição. Este novo “salto” da PSA, cerca de 400km para o nordeste daquele estado-membro, demonstra a capacidade de disseminação a longa distância do vírus da PSA.
Atendendo a este agravamento da situação epidemiológica da PSA na Alemanha, a DGAV emitiu a nota informativa n.º 2/2022/PSA. Esta nota tem como objetivo sensibilizar todos os intervenientes para que reforcem as medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional.
Mais se informa que é obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis.
A DGAV apela também ao uso da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS) para a notificação de javalis encontrados mortos em espaços naturais, que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt.. A informação sobre o ANIMAS está disponível no portal da DGAV https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-selvagens/notificacao-de-animais-mortos/e no vídeo promocional ANIMAS – Plataforma – YouTube.
A nota informativa pode ser consultada clicando aqui.
Encontra-se disponível no Portal da DGAV: https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/suinos/saude-animal/doencas-dos-suinos/peste-suina-africana/informação adicional sobre a Peste Suína Africana.