Informação

Interação com os mais jovens na XXV Feira Nacional do Porco

Concurso de Pintura Infantil

A XXV Feira Nacional do Porco está de regresso para celebrar a suinicultura e os mais novos não foram esquecidos. Com o intuito de aproximar as crianças aos animais, nomeadamente ao porco, a Comissão Organizadora decidiu envolver e motivar os alunos do ensino básico dos agrupamentos de escolas do Montijo, promovendo um concurso de pintura infantil onde o tema principal será o porco.

Conscientes da necessidade de levar a cabo iniciativas pedagógicas que alertem para o consumo consciente e educação alimentar, esta iniciativa pretende também transmitir aos consumidores mais jovens a importância de integrar numa alimentação saudável a carne de porco, realçando os seus benefícios nutricionais.

Este concurso destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade e pretende constituir-se como uma representação interpretativa em que os artistas, ou seja, as crianças assumem relativamente ao universo do porco, sendo os trabalhos expostos no âmbito da XXV Feira Nacional do Porco.

Este concurso contará com o imprescindível apoio pedagógico dos docentes do primeiro ciclo dos agrupamentos de escolas do concelho do Montijo, os quais integrarão o júri do concurso.

Todos os trabalhos estarão expostos no recinto da Feira, no pavilhão 3.

Pig Parade

Com o intuito de envolver a comunidade escolar com o universo da suinicultura, a Comissão Organizadora da XXV Feira Nacional do Porco constituiu a Pig Parade, uma mostra de porcos decorados por jovens, repleta de muita cor e imaginação.

Ao todo são 10 porcos de fibra de vidro, em tamanho real, que serão atribuídos a escolas de vários agrupamentos escolares do concelho do Montijo para que sejam decorados por grupos de alunos.

No final, os trabalhos artísticos ficarão expostos no corredor da entrada da XXV Feira Nacional do Porco ao longo de todo o certame, para que todos os visitantes os possam apreciar.

Ao longo dos três dias do certame, será realizado um leilão de cada porco, cujas verbas reverterão na íntegra para o centro de acolhimento temporário “Sol dos Meninos”, no Montijo, nesta que é a principal ação de solidariedade social da XXV Feira Nacional do Porco.