No passado dia 12 de Outubro, a FPAS foi recebida pela Directora-Geral de Alimentação e Veterinária, Dra. Susana Pombo.
Nesta primeira reunião após tomar posse como dirigente máxima da DGAV, a agenda foi bastante preenchida, mas o encontro bastante profícuo. De resto, enquanto assessora do Sr. Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Dra. Susana Pombo já tinha acompanhado vários dossiers desenvolvidos e do interesse da FPAS.
Inicialmente a FPAS apresentou e informou sobre os mais recentes desenvolvimentos do centro de formação suinícola, uma infra-estrutura onde serão desenvolvidos vários projectos alusivos ao bem-estar animal, à sanidade e às estratégias de redução de agentes antimicrobianos, entre outros temas sob a alçada técnica da autoridade sanitária veterinária nacional.
Ainda no âmbito das informações, a FPAS divulgou a sua estratégia para os efluentes suinícolas, que será transcrita no Roteiro Ambiental para a Suinicultura.
O terceiro ponto na agenda foi a problemática associada à divergência de interpretações da definição de capacidade instalada das explorações que têm separado a administração afecta ao Ministério da Agricultura da afecta ao Ministério do Ambiente. O tema está a ser tratado ao nível dos secretários de estado.
Em seguida, a FPAS apresentou a certificação em bem-estar animal que está a desenvolver no âmbito do protocolo de cooperação que mantém com a Faculdade de Medicina Veterinária, um projecto bastante enaltecido pela Directora-Geral, relembrando a missão da DG SANTÉ, na qual a FPAS foi convidada a participar, e na qual foram questionadas as medidas do sector para atingir as metas de bem-estar animal que a Comissão se prepara para implementar no âmbito da estratégia “Do Prado ao Prato”.
Sobre o tema da exportação, foram solicitados alguns esclarecimentos sobre os processos em curso com o Vietname e as Filipinas.
Foi ainda questionado por parte da FPAS quando seria o PCEDA submetido à apreciação da Comissão.
Por último, mas não em último, foi discutida a estratégia nacional para contenção da PSA. Por ocasião do tema, a DGAV apresentou o seu projecto “ANIMAS”, uma plataforma digital de controlo da fauna silvestre.