A FPAS
ANCSUB – Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara
ANCSUB – Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara
Os valores rurais como é o caso do porco bísaro, fazem parte do nosso património biológico, económico e cultural. Há séculos associado ao mundo rural de algumas regiões do país, esteve espalhado por toda a zona a norte do rio Tejo e foi perpetuado até aos dias de hoje. Fatores como a docilidade, a capacidade de adaptação ao maneio tradicional, a prolificidade e a excelente qualidade da carne, contribuíram para a sua manutenção.
A evolução das técnicas de produção animal, em toda a Europa, a alteração dos hábitos alimentares dos consumidores, exigindo uma carne de porco mais magra e com menos gordura, os cruzamentos com raças precoces, a Peste Suína, entre outros fatores contribuiu para a situação de quase extinção.
Dentro deste contexto, no ano de 1994, foi criada a Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB) resultante dos esforços conjuntos dos Serviços Oficias da Agricultura, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Câmara Municipal de Vinhais e alguns criadores da raça. Foi também criado, nesse ano, o Registo Zootécnico da raça e aprovado o seu Regulamento e o Plano de Melhoramento da Raça. A gestão é desde o início, da responsabilidade da ANCSUB.