A FPAS

AARA – Associação de Agricultores da Região de Alcobaça

AARA – Associação de Agricultores da Região de Alcobaça

Associação de Agricultores foi fundada em 1978 e tem vindo desde então a desenvolver ações que visam o desenvolvimento sócio- económico, profissional e cultural dos seus associados e a consequente modernização das suas explorações agrícolas.

Esta associação está dividida em 4 Secções em função dos interesses dos seus associados. A Secção de Gestão, a Secção de Formação Profissional, a Secção de Proteção Integrada e a Secção de Suinicultura.

A Secção de Suinicultura apoia neste momento mais de duas dezenas de explorações, que representam um efetivo reprodutor de cerca de duas mil e quinhentas porcas. Um bom motivo para a filiação na FPAS.

Esta secção para além de ter como objetivo principal a defesa dos interesses dos suinicultores da região, tem também uma componente técnica com vista à modernização e implementação de novas técnicas de maneio para uma maior produtividade das explorações e consequentemente uma melhor qualidade de vida dos suinicultores.

Perfazendo um total de 75 ações de formação para 1066 formandos. Desde 1991 esta Secção organiza também cursos de formação para técnicos da área agrícola.

É de referir que a Associação apesar de ter como objetivo primeiro o apoio aos seus associados presta também um vasto leque de serviços a todos os agricultores não associados dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Porto de Mós e restantes concelhos vizinhos que a ela recorrem.

Nos concelhos de Alcobaça e Nazaré a Associação é a única organização agrícola “prestadora de serviços” que se encontra aberta todo o ano. Existe uma aproximação muito grande entre os agricultores da Região e a Associação. Todos os assuntos de interesse são frequentemente divulgados aos associados em circulares. Assim como, caso se justifique através da comunicação social (rádios e jornais locais, sessões de esclarecimento etc.).